CAMPINÁPOLIS - MT



História de Campinápolis

A primeira denominação da localidade foi Vila Jatobá. O município foi inicialmente povoado por José de Souza Brito, Pedro Alves Pereira, Satil Gonçalves, Zico Alves Pereira, Alvarino, Firmino dos Santos Lima, Arnálio Modesto e outros grandes representantes que, posteriormente, ocasionarão a fundação.
Neste período as ruas foram medidas na corda e braço e os lotes distribuídos. No ano de 1974, já existia a estrada que vai de Nova Xavantina até a entrada da Fazenda Cristalina, a aproximadamente 15 km da cidade. Dali para frente descortinava-se apenas a mata, o cerrado pesado e ao fundo a subida íngreme da Serra do Roncador.
Os colonos produtores eram posseiros vindos de duas grandes áreas de terra escrituradas, sendo uma da viúva Estephânia Brawn e a outra do Sr. Keller, ambas de 25 mil ha cada. Assim surgiu a Vila Jatobá. A primeira missa foi rezada em 13 de maio de 1975 pelo padre Arante. 
No dia 13 de maio de 1980, Vila Jatobá foi elevada à categoria de distrito de Nova Xavantina, sua denominação alterada para Campinápolis.
Segundo relato oficial da prefeitura municipal, a denominação Campinápolis provém da união dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas dessas duas localidades no Estado de Goiás. Anápolis é município antigo, ao passo que Campinas de Goiânia é um bairro da cidade de Goiânia, ponto inicial da ocupação da capital goiana.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Campinápolis, pela lei estadual nº 4353, de 01-10-1981, subordinado ao município de Nova Xavantina.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Campinápolis figura no município de Nova Xavantina.
Elevado à categoria de município com a denominação de Campinápolis, pela lei estadual nº 4994, de 13-05-1986, desmembrado do município de Nova Xavantina. Sede no atual distrito de Campinápolis (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Campinápolis e São José do Couto. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Abaixo será postado a História de Campinápolis escrite e reescrita pelos prórpios alunos:

A História de campinápolis - Por: Jhonatas e João Lucas - 1º ano A - 2022


        No começo de sua criação o município era chamado de Vila Jatobá.A vila foi  inicialmente povoada por um homem chamado  José de Souza Brito, Pedro Alves Pereira, Satil Gonçalves, Zico Alves Pereira, Alvarino, Firmino dos Santos Lima, Arnálio  Modesto e outros grandes representantes que, posteriormente, ocasionarão a fundação.

       E no ano de 1974, já existia a estrada que ligava Nova Xavantina a Fazenda Cristalina que ficava aproximadamente 15 km da cidade.

       No dia 13 de maio de 1975 foi um dia ótimo para a Vila Jatobá foi o dia que foi feita a primeira missa rezada pelo padre Arante.

      No ano de 1980 no dia 13 de maio, a Vila Jatobá foi elevada a distrito de Nova Xavantina. e sua denominação  foi trocada para campinápolis.A sua denominação  foi escolhida como campinápolis pois este nome tem como significado a união dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas dessas duas localidades no Estado de Goiás.

     Mas campinápolis se tornou um município ou melhor foi emancipada no ano de 1986 no dia 13 de maio.Este dia foi um dia histórico para campinápolis.

     E este foi a história de  campinápolis.




Postar um comentário