Fábulas - 1º ano B - Eletiva de Língua Portuguesa

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

AULA DE HOJE: FÁBULAS

Atividade a disciplina de Eletiva de Língua Portuguesa, tabalhando gêneros narrativos (fábulas), após receber as características do gênero e do tipo textual, cada aluno criou sua própria fábula. 

Foram utilizados os aparelho Chromebooks, fornecidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso, para realizar as pesquisas bem como a digitação da produção textual.

Habilidades desenvolvidas: 
EF69LP07 - EF69LP08 - EF9LP47 - EF09LP04

Atividade realizada na Turma 1º ano "B" Matutino, da Escola Estadual Couto Magalhães de Campinápolis - MT.
Professora: Gardenya Barbosa

Status da Atividade: Em Andamento!


O leão e a cobra

A cobra cansada de tanto caçar, estava descansando numa árvore ,até que viu o leão vindo em sua direção, o leão passa do lado dela e nem percebe , então a cobra começa,seguir ele lentamente, o leão começa sentir algo se aproximar dele , então ele se vira bem rápido e a cobra dá o bote , ele então se assusta e consegue escapar, ele então fala:

- Porque fez isso pensei que podíamos dividir o mesmo lar em união.

Então a cobra responde:

- Isso era quando eu conseguia alimento,estou dois dias sem me alimentar.

Então a cobra e o leão decidiram ir atrás de alimento juntos, eles vão andando em direção a um lago e encontram pássaros descansando e na outro lado tem jacarés ,então eles vão, se aproximando dos animais e conseguem se alimentar,os dois saem sorrindo e com a barriga cheia….

Moral da história: Uma boa ação ganha boas recompensas.

Por: SHAYLLA HAKDAUANNY SANTOS



O Jabuti e o Coelho

O jabuti e o coelho eram melhores amigos desde quando nasceram. Eles faziam tudo juntos, brincavam, conversavam, e competiam entre si. Uma coisa que eles amavam fazer era competições, eles competiam para saber quem era mais rápido, e o coelho sempre ganhava. Em um certo dia o coelho ganhou e começou a esnobar o jabuti por isso, falando que ele nunca ganhava, que ele era fraco, e inferior ao coelho. o jabuti achou estranho, pois o coelho nunca havia feito isso, mas o jabuti tentou esquecer isso.

O coelho começou a fazer isso sempre, e o jabuti já estava ficando triste com o tanto que o coelho o rebaixava, isso estava virando uma relação tóxica, a amizade já não valia mais a pena.

Em um certo dia o jabuti falou para o coelho que não queria mais a amizade dele, pois já não agregava em nada, e estava tóxico. O coelho não discutiu e aceitou o fim da amizade.

Moral da história: ciclos se encerram. E é melhor acabar com relacionamentos tóxicos do que se prender a algo que não te faz mais bem.

Por: GIOVANNA PRUDENTE MENDONÇA


O coelho e o espinho

Certo dia, um coelho andava por uma colina quando pôs uma de suas patas em uma pedra e escorregou. Para não cair, ele se segurou em um arbusto com vários espinhos, onde um dos espinhos se aterrou nas patas. Com as patas feridas, ele disse ao arbusto:

Eu te pedi ajuda e fiquei bem pior, podia ter me deixado cair que seria melhor.

O arbusto logo disse:

Onde tava essa cabeça quando se segurou em mim? Não sabe que é do meu costume machucar os outros?

Moral da história: Nunca peça ajuda a quem tem o costume de te fazer mal.

Por: THAUANNE APARECIDA OLIVEIRA NASCIMENTO


O gato e o cachorro

Em uma estrada havia um cachorro parado na beirada olhando sem parar para a estrada como se estivesse esperando alguém. Um gato de repente apareceu e perguntou ao cachorro o que ele estava esperando, logo respondeu ele que estava esperando alguém passar porque ele estava a procura de um lar, o cachorro disse para ele que os outros animais tinham dito pra ele que naquela estrada passavam muitos carros, então ele estava a espera.

O gato logo pensou que enganaria o cachorro falando que ele estava na estrada errada para só ele ficar na estrada para que ele fosse adotado, então o gato mandou ele ir para a estrada do lado do rio que lá sim tinha mais passagem de pessoas.

Então o cachorro foi logo correndo para a estrada, e o gato ficou onde o cachorro estava. Quando o cachorro chegou lá havia um casal pescando, o cachorro feliz foi correndo neles, e o casal como achou o querido cachorrinho adorável decidiram adotá-lo. Na volta para a casa, o cachorro viu o gato e agradeceu a ele por ter falado para ele sobre a estrada do rio. O gato sem entender como ele conseguiu achar alguém para adotá-lo, foi embora todo triste e arrependido.

MORAL; Não adianta tentar pegar o lugar de alguém, se for para ser vocẽ, vai ser…
Por: GEOVANA DUTRA REIS


O gato e o cão

Era uma vez um gato e um cão que viviam na mesma cozinha. O gato encontrou um pouco de queijo e disse ao cão:
- Fui eu que o encontrei antes de você.
O gato disse:
- Já encontrei uma solução!
O cão disse:
- Então pode dar o queijo todo para mim!
- Não!...disse o gato.
Então o que vamos fazer? perguntou o cão.
Dou-te um pouco para ti e um pouco para mim.
- Está bem - disse o cão
- Da próxima vez será para nós dois - disse o gato.
- Está bem desse jeito eu aceito.
E eles fizeram a mesma coisa para toda a vida. 
Por: DEYVID RIBEIRO SILVA

O leão e o Ratinho

Um leão,cansado de tanto caçar,dormia espichado à sombra de uma boa arvore.vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. todos conseguiram fugir,menos um, que o leão predeu embaixo da pata . tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e resolveu largar para lá

algum tempo depois , o leão ficou preso debaixo de uma rede de caçadores e ele ficou muito nervoso porque ele estava preso na rede e estrondava a floresta enteira com seu rugido muito alto ,com muita raiva até que o ratinho que ele resolveu soltar ele juntou com seus colegas que também ouviram os gritos do leão e foram ajudar ele sair da armadilha dos caçadore ,com seus dentes afiados cortaram a rede toda e liberam o leão que ficou muito agradecido

Moral da história: uma boa ação gera outra.
Por: THIAGO ALEXANDRE BESSA

Billy e o Pingo

Em um belo dia eu estava passeando em uma praça eu e meu cachorro, e eu vi um pequeno gato em uma árvore ele estava muito doente, meu cachorro começou a latir, ai eu acalmei ele, peguei o gato e levei pra casa chegamos lá coloquei um belo nome Billy e meu cachorro se chamava pingo, demorou muito pro pingo se acostumar começei a cuidar do Billy pois ele estava muito machucado, ele tinha sido atropelado levei ele pro veterinário.

Ele começou a ficar melhor então levei ele pra casa, meu cachorro começou a brincar com o Billy pois ele estava se recuperando muito bem.

O Pingo começou falar com o Billy eles estávamos muito felizes, deixei eles lá conversando coloquei água pra eles e ração e fui ao mercado chegando lá achei um pequeno cachorro cheio de peleira levei ele pra casa tratei dele e o nome dele coloquei de Thóy logo ele se recuperou também deixei ele sair para conversar com o Billy e o Pingo.

E ai começaram a brigar os 3 o Billy o Pingo e o Thóy fui lá correndo perguntei por que eles estavam brigando eles dissem que foi por conta de uma pequena conversa que levaram muito a sério, estavam discutindo sobre por que eu tinha levado eles pra lá por que a casa era do Pingo acalmei eles e conversei um pouco com eles.

Levei eles para conhecer uma galinha chegamos lá virou uma bagunça eles comeram o ovo da galinha e correu atrás do pintinho dela, depois briguei com eles e levei eles embora.

Moral da história; Não ficam brigando por conta de conversinhas de quem chegou primeiro na casa, ficam quietos no seu lugar.
Por: ISABELLA PRISCILA ALMEIDA ALVES

A Raposa e o Leão
Numa bela manhã ensolarada a raposa acordava para mais um dia em sua bela casa na floresta, um dia normal como todos os outros. Ela foi caçar, se alimentou e em seguida foi passear na floresta.
No caminho ela se deparou com o leão, que por sinal era seu maior inimigo, o leão estava preso em uma gaiola e pediu para que a raposa o ajudasse a sair dali.
O leão disse:
- Olá minha querida amiga raposa, será que poderias me ajudar a sair daqui?
A raposa o ignorou,pelo fato de não confiar no leão por ele ter tentado comer-lá várias vezes.
O leão insistiu:
- Ei, sei que você tem medo de confiar em mim pois já tentei te fazer mal, mas eu não sou o mesmo de antes, eu mudei raposa!
A raposa, com seu bom coração e pura inocência voltou atrás para ouvir melhor o leão, e disse:
- Sim leão, eu não confio em você, mas preciso saber mais sobre essa sua tal mudança.
O leão disse:
-Tudo bem, eu te entendo, mas que tal entrarmos em um acordo?
A raposa respondeu:
-Fale mais sobre sua proposta de acordo.
O leão então prosseguiu:
-Então, você me tira daqui e eu nunca mais tento comer-lá novamente, é simples.
A raposa ficou um tempo pensando se ajudava ou não o leão, e então mesmo com medo ela disse sim. Mas quando a raposa tirou o leão da gaiola, ele imediatamente atirou-se nela e comeu-la.
Moral da história: Não confie em ninguém, nem mesmo em mudanças repentinas de pessoas maldosas.
Por: EMILLY ALVES GUIMARAES

O gafanhoto e a galinha

Um dia um gafanhoto estava em um belo gramado se alimentado de plantas e grama ele passou toda a sua vida daquele estilo de vida sem nenhuma complicação,
Mas um dia tudo mudou,galinhas começaram a aparecer na fazenda elas comeram diversos amigos do gafanhoto.
Um dia ele comendo capim uma galinha enorme tentou comer ele correu o máximo que conseguiu mas a galinha era mais rápida ele achou que era seu fim e começou a chorar de medo, e então a galinha gritou eu não vou comer você.
Ele parou e a galinha disse eu quero apenas ser sua amiga nao sou igual as outras galinhas por favor seja meu amigo a galinha era muito amigável e só comia milho pois era vegana, ele suspirou aliviado e disse 'pensei que ia me comer´ ele a julgou mal pois achava que todas eram iguais.
Por: JOAO MUNIZ NUNES


A raposa do bosque

Em um belo bosque vivia uma raposa, ela tinha um coração muito puro e gentil, todos os outros animais do bosque gostavam da raposa, e a admirávam por sua lealdade. Mas em um certo dia, andando pelo bosque, a raposa se deparou com a cabra e seu grupinho de amigas, a raposa não era muito íntima delas. A cabra começou a conversar com a raposa, e assim seguiram o caminho conversando. Um mês se passou, e logo a raposa se tornou íntima da cabra. Em um dia andando perto do rio do bosque, tranquila da vida, a raposa começou a ouvir cochichos atrás de uma árvore, era a cabra e suas amigas falando mal da raposa pelas costas. No mesmo instante a raposa correu o mais veloz de lá, deixando a cabra e suas amigas de boca aberta.

Moral da história: Nunca confie rápido demais em amizades de pouco tempo, as vezes pode ser seu maior inimigo disfarçado de amigo.
Por: TALYTA MARCOS RUDZANE


A girafa esbelta

Era uma vez uma girafa muito linda e ela sabia da sua beleza exterior, mas ela era muito falsa e rebaixava a beleza alheia, só que em um belo dia a senhora girafa encontrou uma linda raposa, e foi jogar seu charme contra a raposa, mas ela não esperava que iria acabar com suas maldades, sim, a raposa falou para ela que aquilo não certo pois magoava as pessoas ao seu redor dela, porque estavam se afastando por isso.

No fim ela pediu desculpas para os amigos dela.

Por: ANDRIELLY GOMES MENDES

O Tratado de Paz

Um belo dia começou, Pegasus considerado grandioso e relacionado a anjos acordou, Hydra considerado maléfico que vinha tendo uma reputação ruim por ter sete cabeças e parecido com um dragão, todos o relacionava com o submundo, um mundo de terror.

O Pegasus e o Hydra não se conheciam, pórem odiavam-se tanto que nas manhãs era horário de Pegasus, hora de acordar, enquanto Hydra tinha como seu horário a noite, enquanto de manhã ficava dormindo.

Fénix vivia na terra, e acabou percebendo o quanto se odiavam, vendo essa situação resolveu tentar unir os dois. Com isso, chamou Hydra para sua casa tarde da noite, e chamou também Pegasus para sua casa às meia noite.

Hydra perdeu-se um pouco na conversa até bater um sino que tinha para identificar quando é o horário de Hydra e Pegasus. Poucos instantes após, Pegasus entra na casa quando Hydra estava se despedindo, Hydra e Pegasus se apaixonaram no mesmo instante ao ver em seus olhos.

A visita acabou, porém Pegasus passa a andar a noite para encontrar Hydra escondido, e Hydra escondido, também passa a andar d manhã para encontrar Pegasus, mesmo ao descobrir quem era após, continuaram se amando. Com isso, fizeram um tratado de paz e voltaram tudo ao normal, além de que os dois se casaram tendo uma linda família e em uma nova espécie, contando com seus filhos.
Por: Raysa Wanessa Souza Bessa

Um comentário