Educar com paixão: Um olhar sobre a jornada de um professor.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

 
Conversamos com Célia Regina, licenciada em Geografia, para saber sua trajetória profissional, tendo como foco principal sua carreira na Escola Estadual Couto Magalhães.

O tema é especialmente relevante diante das mudanças, da educação da escola onde presencialmente atua.

Entrevistador: Como foi entrar no ramo da educação? Quais os desafios enfrentados?
Entrevistada: Sim. Pois eu estava começando, não tinha uma estrutura pedagógica, mas a cada dia estudando, trabalhando e tendo a colaboração e o apoio de colegas com mais tempo de trabalho consegui ir vencendo os desafios.

Entrevistador: Já havia trabalho em outras escolas antes de ingressar na Couto Magalhães?
Entrevistada: Sim. Entrei na Couto quando já estava na metade da minha carreira. Antes eu atuava como professora em Goiânia, sendo efetiva municipal por cerca de 10 anos e depois sendo efetiva estadual em Goiás entorno de 15 anos. Fui professora na PUC de Goiás, atuando na disciplina de geografia, trabalhando cartografia.


Entrevistador: Em que ano se efetivou na Couto Magalhães?
Entrevistada: Efetivei-me na Couto em 2009, quando me mudei para Campinápolis pedindo licença por interesse particular em Goiás. Em dezembro de 2010, quando a licença estava espirando, passei no concurso e assumi em janeiro de 2011.


Entrevistador: Como era a Gestão escolar, os métodos utilizados, as diferenças entre as escolas em que a senhora já trabalhou em relação a Couto?
Entrevistada: Houve muitas diferenças, começando pelos profissionais que trabalhavam mais por contrato e atuavam em áreas não especializadas. Era tudo tranquilo, não tinha tantos problemas como nas outras escolas.


Entrevistador: Houve uma ocasião em que aconteceu um afastamento por parte da senhora. Como foi voltar a sala de aula depois de quase 5 anos?
Entrevistada: Para mim foi um recomeço. Enfrentei alguns desafios como sentir um friozinho na barriga e insegurança se o método de ensino que eu utilizava antes de me afastar ainda era eficaz. Superei essas barreiras, pude reencontrar meu valor profissional, minha autoestima e fui muito bem recepcionada pela Gestão e pelos alunos.


Célia destacou a importância de sua carreira, a sua trajetória para se tornar uma grande profissional atuante na Escola Couto Magalhães. Agradecemos a Célia Regina, por compartilhar sua experiência e conhecimento.

Postar um comentário